ACIM recebe Águas do Pará, nova responsável pelos serviços de água e esgoto em Marabá a partir de 2026

A Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM) recebeu, na noite desta quarta-feira (26/11), durante Reunião Aberta, representantes da Águas do Pará, concessionária que assumirá os serviços de distribuição de água e esgotono município a partir de 8 de janeiro de 2026.
Participaram do encontro o Gerente Executivo de Operações, Felipe Caldeira Valle, e o Consultor de Relações Institucionais, Armando Pingarilho, acompanhados de outros diretores da empresa. A equipe apresentou ações previstas, projetos futuros e esclareceu como será a atuação da concessionária em Marabá.

Tema de grande impacto para a cidade
A reunião foi aberta pela Presidente da ACIM, Nilva Olivi, que agradeceu a presença dos representantes da Águas do Pará e destacou a relevância do tema, que afeta diretamente toda a população e, especialmente, o setor produtivo, composto por comércio e indústria.
Sobre a Águas do Pará
A concessionária é subsidiária da Aegea, uma das maiores companhias privadas de saneamento do país, presente em 760 cidades, em 15 estados, atendendo mais de 33 milhões de pessoas com serviços que incluem:

captação e distribuição de água tratada,
coleta e tratamento de esgoto,
fornecimento de água de reuso,
manejo de resíduos sólidos.
Compromisso com a economia local
Durante o encontro, Nilva reforçou a importância de que a empresa adquira insumos e serviços no comércio local, além de priorizar a contratação de mão de obra marabaense. A Presidente destacou que a ACIM está aberta para apoiar a integração da concessionária com as empresas da cidade.

Metas para Marabá
A equipe da Águas do Pará detalhou o plano de atuação que se inicia em janeiro de 2026. Entre as metas apresentadas, estão:
99% de cobertura de água até 2033,
redução das perdas para 22%,
modernização de processos e melhoria gradual da distribuição no município.

Interação com empresários e comunidade
Após as explanações, os representantes responderam perguntas dos participantes, tiraram dúvidas e apresentaram mais informações sobre a transformação prevista no sistema de abastecimento de água em Marabá nos próximos anos.
